A diferença e a diversidade na educação

Anete Abramowicz, Tatiane Cosentino Rodrigues e Ana Cristina Juvenal da Cruz

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar a maneira pela qual os conceitos de diferença e diversidade têm sido utilizados no debate contemporâneo brasileiro em educação. Procuramos verificar as razões pelas quais tais temáticas ascendem no âmbito do que é chamado de campo social a partir da década de 1980. Para tanto fizemos um levantamento em alguns artigos de periódicos no esforço de compreender as linhas pelas quais o debate vem sendo construído no âmbito da diversidade e da diferença. Indicamos que existe um uso indiscriminado dessas noções no campo educacional. A síntese provisória permitiu indicarmos três possíveis perspectivas teóricas que buscam equacionar este debate.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar

Revista do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar

INSS Impresso: 2236-532X
ISSN Eletrônico: 2316-1329

Endereço Postal:

Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar

Departamento de Sociologia - UFSCar

Rod. Washington Luís, Km 235 Cx. Postal 675

São Carlos - SP 13.565-905