Viagens na metrópole: jogos e estratégias nos ônibus de Brasília

Marcos Henrique da Silva Amaral

Resumo


Este artigo se debruça sobre os rituais diários de uso do transporte públicoem Brasília. Debatendo as teorias de Anselm Strauss e Marc Augé, buscadescrever e analisar o cruzamento de trajetórias biográficas nos ônibus deBrasília, no sentido de elucidar as formas peculiares de sociabilidade dessa trama.O objetivo é precisar quais são os modos de uso desse transporte público ecomo eles se inserem na trama metropolitana da capital brasileira. O principalresultado alcançado é a problematização da noção de não-lugar de Augé, com aadoção dos termos circulação quente e circulação fria.

Texto completo: PDF

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



© Contemporanea - Revista de Sociologia da UFSCar. 2011.