Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

    The contribution is original and unpublished, and is not being evaluated for publication elsewhere; otherwise, it must be justified in “Comments to the editor.”

     

  • O arquivo da submissão está em formato Word.

    The submission file is in Word format.

     

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

    URLs for referrals are reported whenever possible.

     

  • O texto está em espaço um e meio; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

    The text has 1,5 spacing between lines; uses a 12-point font; uses italics instead of underlining (except for URL addresses); the figures and tables are inserted in the text, not at the end of the document in the form of attachments.

     

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

    The text follows the standards of style and bibliographic requirements described in Guidelines for Authors, on the page About the Journal.

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

    In the case of submission to a peer-reviewed section (e.g., articles), the instructions available under Ensuring double-blind peer review have been followed.

     

Diretrizes para Autores

Normas para o envio de originais:

A Revista Contemporânea publica artigos em português, inglês, espanhol e francês.

Para a submissão de textos, é exigida dos autores a titulação mínima de mestre. Fomentamos publicações de interesse acadêmico e social, redigidas de forma coerente, objetiva, gramaticalmente adequada, e que apresente consistência teórico-metodológica e argumentativa.

A submissão de um artigo a Contemporânea implica que o mesmo não tenha sido publicado total ou parcialmente como parte de livros ou em revistas e que não tenha sido enviado simultaneamente a outro periódico. Manuscritos publicados em anais de eventos científicos são considerados inéditos: nesses casos, os autores devem informar em nota de rodapé os dados completos dos anais do evento no qual o trabalho foi apresentado.

Todos os trabalhos devem ser inéditos, mas são publicadas traduções de textos teóricos relevantes, a partir da seleção e indicação do Comitê Editorial.

O conteúdo das obras assinadas é de responsabilidade exclusiva dos autores, assim como a seleção dos descritores (palavras-chave).

 

Artigos – em arquivo Word, com no máximo 25 páginas em letra Times New Roman 12, espaço 1,5, acompanhados de resumo (no máximo sete linhas) palavras-chave (no máximo cinco) e título, em português, inglês e espanhol; Os títulos de livros e revistas mencionados no corpo do texto devem vir em itálico, assim como as palavras estrangeiras e eventuais ênfases do/a autor/a.

Resenhas – Serão aceitas resenhas de livros publicados no Brasil e no exterior, no máximo, há três anos.

Os textos deverão vir com uma folha de rosto, informando: nome do/a autor/a, filiação institucional, telefone e email. O nome do/a autor/a não deverá constar no corpo do texto, garantindo o anonimato do processo de avaliação e seleção. Em casos de textos com imagens e/ou figuras devem ser enviadas em formatos jpeg. A responsabilidade pelos direitos autorais de reprodução ficará a cargo do/a autor/a.

Dossiês - A organização dos Dossiês se inicia com o Comitê Editorial definindo a temática a ser abordada na sessão Dossiê e o convite de um/a pesquisador(a)/professor(a) responsável por coordená-la. Dessa maneira, a partir das normas gerais para a sessão Dossiê – número de cinco artigos no mínimo e seis no máximo, todos originais, avaliados por pares - o coordenador tem liberdade para definir sua composição e redigir a apresentação.

Apresentação da Filiação Institucional - Na folha de rosto, o/a autor/a deverá informar seu vínculo institucional seguindo o modelo da revista: nome da universidade ou instituto de pesquisa por extenso e, entre parêntesis, sua sigla, traço, cidade da instituição, país, e-mail. Exemplo: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - São Carlos - Brasil - xxxxx@ufscar.br - ORCID:

Indicação do Financiamento da Pesquisa - Caso se trate de resultado de pesquisa financiada adicionar curta nota de rodapé - a partir do título - indicando o financiamento segundo as regras do/a financiador/a.

Citações – As citações, preferencialmente, deverão estar na língua em que o artigo foi escrito.  Se houver necessidade de colocar a citação na língua original, ela deve vir como nota de rodapé.

Notas de Rodapé - Numeradas consecutivamente ao final de cada página, incluindo apenas comentários. Os/as autores/as devem ser destacados no corpo do texto, seguindo a seguinte orientação: sobrenome do autor, ano da obra, dois pontos, página (Butler, 2003: 25). Obras publicadas no mesmo ano devem ser diferenciadas pelas letras do alfabeto (1988a – 1988b).

Referências Bibliográficas - As referências bibliográficas devem ser citadas ao final do artigo (resenha, documento, entrevista), obedecendo os seguintes critérios:

LIVRO – sobrenome do autor, nome do autor. Título do livro (itálico). Local de publicação, editora, data, páginas. [BECKER, Howard. Outsiders- Estudos de Sociologia do Desvio. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2008 (1963)].

CAPÍTULO DE LIVRO – sobrenome do autor, nome do autor. Título do capítulo (sem aspas). In: sobrenome do autor, nome do autor. Título do livro (itálico). Local de publicação, editora, data, páginas. [HONNETH, Axel. Teoria Crítica. In: GIDDENS, Anthony e TURNER, Jonathan. (Orgs.) Teoria Social Hoje. São Paulo, Editora UNESP, 1999, pp. 503-552.]

ARTIGOS EM REVISTAS – sobrenome do autor, nome do autor. Título do artigo (sem aspas). Nome da revista (itálico). Local de publicação, volume (v.), número (n.) ano, páginas. [SILVA, Maria Aparecida de Moraes. A cultura na esteira do tempo. São Paulo em Perspectiva. São Paulo,  v. 15,  n. 3, Julho 2001, pp. 102-112.]

DISSERTAÇÃO E TESES – sobrenome do autor, nome do autor. Título da dissertação ou tese (sem itálico). Disciplina, Universidade, data. [BALIEIRO, Fernando de Figueiredo. A Pedagogia do Sexo em O Ateneu: o dispositivo de sexualidade no internato da "fina flor da mocidade brasileira". Dissertação de mestrado, Sociologia, UFSCar, 2009.]

 

E-mail da Revista para Envio de Originais: revcontemporanea@gmail.com

Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar está online, no sistema Open Journal, no endereço: www.contemporanea.ufscar.br

 

Procedimentos de Avaliação:

Os trabalhos são apreciados pelo Comitê Editoral, o qual encaminha as peças para consultores ad hoc. Quando há pareceres contraditórios o desempate resulta da submissão do artigo a um/a novo/a parecerista.

Não são aceitos trabalhos já publicados, mas são publicadas traduções de textos teóricos relevantes, a partir da seleção e indicação do Comitê Editorial.

O conteúdo dos trabalhos assinados é da exclusiva responsabilidade dos/as autores/as, assim como a seleção de descritores (palavras-chave).

O tempo estimado para uma decisão final é de 3 meses no caso de artigos que sejam rejeitados na avaliação pelo Comitê Editorial (que avalia aspectos formais, assim como a adesão do artigo ao escopo da revista). Para os artigos enviados para pareceristas ad hoc, o tempo médio entre a submissão e a decisão final é de 7 meses.
A revista recebe um número cada vez maior de submissões e desde início de 2020 tem se esforçado para reduzir o tempo de avaliação dos artigos. 


Rules for the submission of original manuscripts:

The journal Contemporânea publishes articles in Portuguese, English, Spanish and French.

For the submission of texts, authors are required to have at least a master's degree. We encourage publications of academic and social interest, written in coherent and objective manner, grammatically appropriate manner, and with theoretical, methodological and argumentative consistency.

Submission of an article to Contemporânea implies that it has not been published in whole or in part as book chapter or in journals and that it has not been simultaneously submitted to another journal. Manuscripts published in annals of scientific events are considered unpublished: in these cases, authors must inform in a footnote the complete data of the annals of the event in which the work was presented.

Previously published papers are not accepted, but translations of relevant theoretical texts can be published, according to the selection and recommendation of the Editorial Committee.

The content of signed texts is the exclusive responsibility of the authors, as is the selection of descriptors (keywords).

 

Articles – in Word files, with a maximum of 25 pages in Times New Roman 12 font, 1,5 spacing between lines, accompanied with abstract (no more than seven lines), keywords (maximum five) and title in Portuguese, English and Spanish. The titles of books and journals cited in the body of the text must be in italics, as well as the foreign words and possible emphases by the author.

Book reviews – Reviews of books will be accepted that have been published in Brazil and abroad at the most up to three years ago.

The texts should come with a cover sheet, informing: the author’s name, institutional affiliation, telephone and email. The author’s name should not appear in the body text, ensuring the anonymity of the evaluation and selection process. When texts contain images and/or figures, these should be sent in jpeg format. Responsibility for reproduction copyrights will be borne by the author.

Dossiers – The organization of Dossiers begins with the Editorial Committee defining the theme to be addressed in the Dossier section and an invitation extended to a researcher/teacher to coordinate it. Thus, starting from the general rules for the Dossier section – a minimum of five articles and a maximum of six, all original, peer reviewed – the coordinator is free to define its composition and to write the presentation.

Presentation of the Institutional Affiliation – On the cover page, the author should inform his institutional affiliation following the model adopted by the journal: full name of the university or research institute, and in parentheses, its abbreviation, dash, location of the institution: city, state, country, and the author’s e-mail address. Example: Federal University of São Carlos (UFSCar) – São Carlos – SP – Brazil - xxxxx@ufscar.br - ORCID:

Indication of Research Financing – When the manuscript is the result of funded research, add a short footnote – starting from the title – indicating funding according to the the financer’s rules.

Quotations – Quotations should preferably be in the language in which the article was written. If it is necessary to present the quotation in its original language, it should appear as a footnote.

Footnotes – Numbered consecutively at the end of each page, including only comments. The authors should be highlighted in the body of the text, according to the following guidelines: the author’s last name, year of publication of the paper, colon (:), page (Butler, 2003: 25). Works published in the same year should be differentiated by the letters of the alphabet (e.g., 1988a –1988b).

References – Bibliographical references should be cited at the end of the article (book review, document, interview), according to the following criteria:

BOOK – Author’s last name, author’s first name. Title of the book (italics). Place of publication, publisher, date, number of pages. [BECKER, Howard. Outsiders – Sociological Studies of Deviance. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2008 (1963)].

BOOK CHAPTER – Author’s last name, author’s first name. Chapter title (without quotation marks). In: author’s last name, author’s first name. Title of the book (italics). Place of publication, publisher, date, number of pages. [HONNETH, Axel. Critical Theory. In: GIDDENS, Anthony and TURNER, Jonathan. (Orgs.) Social Theory Today. São Paulo, Editora UNESP, 1999, pp. 503-552.]

ARTICLES IN JOURNALS – Author’s last name, author’s first name. Title of the article (without quotation marks). Name of the journal (italics). Place of publication, volume (v.), number (n.), year, pages. [SILVA, Maria Aparecida de Moraes. A cultura na esteira do tempo. São Paulo em Perspectiva. São Paulo,  v. 15,  n. 3, July 2001, pp. 102-112.]

DISSERTATIONS AND THESES – Author’s last name, author’s first name. Title of the dissertation or thesis (no italics). Discipline, University, date. [BALIEIRO, Fernando de Figueiredo. The Pedagogy of Sex in the Athenaeum: the device of sexuality in the boarding school of the “fine flower of Brazilian youth.” Master’s Dissertation, Sociology, UFSCar, 2009.]

 

E-mail address of the journal for the submission of original texts: revcontemporanea@gmail.com

Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar is online, in the open journal system, at: www.contemporanea.ufscar.br

 

Evaluation Procedures:

The works are evaluated by the Editorial Committee, which sends them to ad hoc peer reviewers. When the peer reviewers express contradictory opinions, the manuscript is sent to a third peer reviewer.

Previously published papers are not accepted, but translations of relevant theoretical texts are published, according to the selection and recommendation of the Editorial Committee.

The content of signed works is the exclusive responsibility of the authors, as is the selection of descriptors (keywords).

The estimated time for a final decision is 3 months in the case of articles that are rejected in the evaluation by the Editorial Committee (which assesses formal aspects, as well as the article's adherence to the scope of the journal). For articles sent to ad hoc reviewers, the average time between submission and final decision is 7 months.
The journal receives an increasing number of submissions and since the beginning of 2020 it has been striving to reduce the time for evaluating articles.

Dossiê

Os dossiês são criados a partir de discussão do Comitê Editorial. A partir da designação de um/a responsável, a criação do dossiê fica a cargo dele/a, mas seguindo a política editorial da revista e as normas para publicação.

Destaca-se a necessidade dos dossiês terem ao menos 5 artigos inéditos, que eles sejam de pesquisadores/as reconhecidos nacionalmente na expertise e formem um conjunto que contemple ao menos 3 unidades da federação.

Artigos

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Resenhas

A seção resenhas deve conter ao menos 3 relativas a livros nacionais e estrangeiros. As resenhas sobre livros nacionais devem se ater a obras publicadas nos dois últimos anos e as sobre estrangeiros, nos últimos 3 anos.

O limite de páginas é 6 em Word, letra Times New Roman 12, espaço 1,5.

Cabe ao responsável por esta seção ler as resenhas e pedir eventuais modificações/revisões ao autor/a.

Seção Especial: Diásporas africanas: enfoques e perspectivas

Seção Especial: Diásporas africanas: enfoques e perspectivas / Special section: African diasporas: approaches and perspectives

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

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