Feminismo afrodiaspórico: uma agenda emergente do feminismo negro na Colômbia / Afro-diasporic feminism: an emerging agenda of black feminism in Colombia

Autores

  • Aurora Vergara Figueroa Universidad Icesi
  • Katherine Arboleda Hurtado

Resumo

Neste ensaio, refletimos sobre as motivações, agenda e compromissos configurados no quadro do primeiro seminário internacional "Conspiración Afro femenina: Repesando los feminismos desde la diversidad" (Conspiração Afro feminina: Repensando os feminismos desde a diversidade), realizado entre os dias 24 e 25 de junho de 2011, em Cali, na Colômbia. Neste cenário, foi proposto entender o feminismo afrodiaspórico como processo, agenda de pesquisa, estratégia de mobilização social, prática de solidariedade e reclamo de justiça restaurativa. Estabelecemos conexões entre as propostas discutidas nesse cenário e uma série de propostas de feminismo de caráter diaspórico formulada na América Latina, em diálogo com o feminismo negro norte-americano e o feminismo africano. 

Biografia do Autor

Aurora Vergara Figueroa, Universidad Icesi

Doutora em Sociologia. Professora do Departamento de Estudios Sociales e diretora do Centro de Estudios Afrodiaspóricos da Universidad Icesi.  

Downloads

Publicado

2021-04-11

Edição

Seção

Seção Especial: Diásporas africanas: enfoques e perspectivas