Empreendedorismo, neoliberalismo e pandemia. O desmascaramento de uma ideologia

Entrepreneurship, neoliberalism, and pandemic. The unmasking of an ideology

Autores

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir o empreendedorismo enquanto uma manifestação ideológica do capitalismo, que se torna muito mais extremada na atualidade, com o acirramento do neoliberalismo. Partindo do princípio de que o empreendedorismo está no centro da racionalidade neoliberal, o texto tem como hipótese a ideia de que ele possui ao mesmo tempo um caráter ideológico e celebrativo, que se combinam e se complementam e aborda as manifestações do fenômeno no Brasil contemporâneo, a transfiguração promovida pela ideologia do velho trabalho por conta própria, bem como seu desmascaramento no contexto da atual crise do coronavírus.

Biografia do Autor

Raquel Lindôso, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

 socióloga do trabalho e do gênero, com pesquisas nos temas: Trabalho, Divisão Sexual do Trabalho, Trabalho Domiciliar, Relações Sociais de Sexo/Gênero, Teoria Feminista, Precariedade, Informalidade e Empreendedorismo. Realiza doutoranda em Ciências Sociais (IFCH/UNICAMP), sou mestra em Serviço Social (UFPE) na área de concentração em Serviço Social, Trabalho e Questão Social, especialista em Gênero, Desenvolvimento e Política Pública (UFPE/Fundaj) e graduada em Ciências Econômicas. 

Márcia Leite, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Unicamp. Continua atuando como professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Doutorado em Ciências Sociais, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), da Unicamp. É pesquisadora 1A do CNPq e autora de vários livros, artigos e textos sobre mercado de trabalho, divisão sexual do trabalho, relações e regulação do trabalho, terceirização e novas formas de gestão do trabalho, entre outros temas atuais da sociologia do trabalho.

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Publicado

2022-05-27