Racionalidades diversas

influencia de los estados del mundo en el modelo de contratación en comunidades especializadas en México

Autores

Resumo

Abstrato

O artigo seguinte introduz o conceito de estados do mundo para modelar as condições estruturais que intervêm na tomada de decisões dos sujeitos empregados na indústria do vestuário em comunidades especializadas; mostra-se que a precariedade resultante da dinâmica entre actores não se deve a uma irracionalidade sistémica dos sujeitos, mas a uma racionalidade compatível com outros estados do mundo, o que implica uma diferença na dotação de capitais que permite alternativas para cada tipo de trabalhador no que respeita à construção de capacidades de acordo com o seu tempo de vida.

Palavras-chave: Estados do mundo, Racionalidade, Teoria dos jogos, Comunidades especializadas, Tempo de vida.

Biografia do Autor

DOLLY ANABEL ORTIZ LAZCANO, Universidad Autónoma de Aguascalientes

Doutorando em Ciências Aplicadas e Tecnologia na Universidad Autónoma de Aguascalientes. Os seus interesses de investigação são Pobreza e Desigualdade, Trabalho, Informalidade, Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Teoria dos Jogos. Entre as suas últimas publicações estão: Índice de Vulnerabilidad al Desempleo en México: Efectos de la pandemia por COVID-19 (2023), Modelo de contratación en micro y pequeñas empresas en comunidades textiles de alta especialización en México (2022) e Estudios y reflexiones sobre la pobreza y desigualdad en el estado de Aguascalientes, 2000-2020 (2022).

Julio César Macías-Ponce, Universidad Autónoma de Aguascalientes

Doutor em Matemática Aplicada pelo Centro de Investigação em Matemática (CIMAT); Professor a tempo inteiro no Departamento de Matemática e Física da UAA. Coordenador da Academia de Matemática Aplicada (UAA), entre as suas publicações encontram-se: Análise gráfica de soluções em problemas de falência para dois ou três agentes (2022) El concepto de sensibilidad para el caso discreto del problema de reparto de costos de producción Revista de Matemática: Teoría y Aplicaciones 20(2): 119-131 y A caracterização de uma solução baseada em preços para um problema discreto de reparto de custos. Boletim de Economia, AccessEcon, 33(2): 1429-1437.

Downloads

Publicado

2023-07-06