Cultura de consumo e capitalismo

enquadrando uma empiricidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/contemp.v13i2.1274

Resumo

Os objetivos deste exercício de análise de teoria se concentram em focalizar um conjunto de textos britânicos na sociologia da cultura que, entre as décadas de 1980 e 2000, esteve dirigido ao problema acerca da relação entre cultura de consumo e economia capitalista. Tratam-se de intervenções analíticas e interpretativas ocorridas no escopo de um debate mais abrangente, deflagrado em torno dos desdobramentos da modernidade entretidas no contexto “pós- -industrial”. No limite, importa refletir o quanto esse corpus, no movimento de nomear e qualificar fenômenos sócio-históricos, à época emergentes, enquadrou uma empiricidade. Com isso, consagrou-se parte do arquivo que, a um só tempo, se atualiza e confere consistência discursiva em posteriores investidas analíticas e interpretativas que focalizam o nexo simbolização e capitalismo.

Biografia do Autor

Edson Silva Farias, Universidade de Brasília

Doutor em Ciências Sociais (UNICAMP, 2001); pesquisador CNPQ; professor Dep. Sociologia UnB; professor associado PPGMLS UESB; líder do Grupo Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD); editor da revista Arquivos do CMD.

Downloads

Publicado

2024-02-29