A vulnerabilidade social das professoras e dos professores da periferia de Manaus

Visibilidade do problema como condição à formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/contemp.v14.1307

Resumo

O artigo exprime parte dos estudos de uma pesquisa doutoral, especificamente, o momento de investigação Survey, realizado com 100 professoras/res das séries iniciais do Ensino Fundamental, lotadas/os em escolas municipais da periferia de Manaus. Os resultados revelam as condições objetivas materiais das/dos professoras/res que, em sua maioria, advém da realidade das classes populares e apresentam indícios de que estiveram ou ainda estão em situação de vulnerabilidade social. A pesquisa aponta como necessário que, em sua formação, sejam considerados o conhecimento de sua conjuntura e estratégias de emancipação de sua existência.

Biografia do Autor

Saulo Vieira, LADES/UECE - Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pedagogo efetivo da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Manaus. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Psicologia Histórico-Cultural e Saúde Mental e integrante do Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental do Curso de Psicologia da UECE. 

Prof.a Ana Ignez Belém Lima, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutorado em Ciencias de la Educación pela Universidad de Santiago de Compostela / Espanha. Prof.a. Adjunta do Centro de Humanidades (Psicologia da Educação e Psicologia Clínica) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa em Psicologia Histórico-Cultural e Saúde Mental e Coordenadora do Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental do Curso de Psicologia da UECE.

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Publicado

2024-12-31