Os processos de territorialização das retomadas indígenas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14244/contemp.v15.1334Abstract
O objetivo do artigo é caracterizar a territorialização das ações coletivas dos povos indígenas nas retomadas de terras e territórios ancestrais expropriados no Brasil. A metodologia da pesquisa inclui entrevistas, entre 2018 e 2019, com mulheres líderes dos povos Tupinambá, Guarani-Nhandeva e Pancararu, e o georreferenciamento contextualizado de dezenas de retomadas no Brasil. Revisadas as literaturas sobre as ações do Estado frente as autonomias e etnopolíticas dos povos indígenas, as contribuições do artigo estão nos marcos analíticos sobre as agendas contemporâneas dos povos indígenas em retomadas no Brasil.
Downloads
Published
Issue
Section
Categories
License
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.