F(chamacáre) = acontecimento
Desejo e expressão no pensamento Ayoreo (alto Paraguay)
DOI:
https://doi.org/10.14244/contemp.v14.1345Resumo
Este texto caracteriza etnograficamente a criação e recriação do que os Ayoreo dão o nome de chamacáre, uma expressão do pensamento xamânico que envolve a produção e transformação nas relações com formas humanas e não-humanas e na composição de mundos e novos possíveis. O texto também aborda o conceito de desejo de Deleuze e Guattari em L’Anti Oedipe (1972), a fim de elucidar como a função chamacaré possibilita a composição de diferentes mundos entre seus operadores, influenciando e transformando um mundo através de modos variados de relação e apropriação, resultando em formações cada vez mais complexas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.