Entre a invisibilidade e a resistência
A luta dos povos indígenas em levante no Maranhão por vacinação e reconhecimento durante a pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.14244/contemp.v15.1423Resumo
Este artigo analisa como as políticas públicas de enfrentamento à COVID-19 (2020-2022) atuaram como catalisadoras de processos políticos para povos indígenas em retomada territorial no Maranhão. Combinando etnografia com análise de dados da Rede (CO)Vida, demonstramos como a negligência estatal - expressa na subnotificação de casos e invisibilidade estatística - reforçou desigualdades históricas, mas foi contraposta por inéditas articulações políticas lideradas pelos próprios movimentos indígenas. Argumentamos que as estratégias de mobilização - desde cartas abertas até ocupações virtuais - não apenas contestaram políticas públicas emergenciais, como também as ajudaram a reconfigurar as próprias fronteiras do reconhecimento étnico no Brasil contemporâneo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.


















