Educação ambiental e jovens em escolas de referência no sertão pernambucano: elementos para dimensionar a prática educativa / Environmental education and young people in reference schools in the pernambucano backwoods: elements to dimension the educational practice

Autores

  • Tarcisio Augusto Alves da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Ciências Sociais
  • Lara Brito Leite Universidade Federal Rural de Pernambuco Bacharelado em Ciências Sociais

Resumo

Como alternativa à crise socioambiental enfrentada atualmente, Silva (2012) propõe uma mudança de postura orientada por uma ação educativa crítica. Isso porque, após a Rio 92, houve grande incentivo do Estado brasileiro para difusão da educação ambiental no âmbito escolar, entretanto Loureiro e Cóssio (2007) verificaram uma tendência biologizante e descontextualizada dessa prática, implicando graves problemas à reflexão das questões que afetam natureza e sociedade. Dentro desse contexto, objetivamos apresentar como a percepção socioambiental de jovens estudantes pode revelar o lugar da educação ambiental em escolas de referência do Ensino Médio dos municípios de Araripina e Salgueiro, localizadas no Sertão pernambucano. Faz parte também desse esforço, discorrer como aspectos da percepção ambiental dos estudantes podem subsidiar o estudo da temática e dimensionar a prática educativa com esses jovens. Para isso, foram coletados dados por meio de um questionário do Google Docs, com perguntas mistas, a uma amostra de 300 estudantes. Os resultados apontam avanços específicos e a permanência de problemas históricos, já identificados pela literatura especializada sobre o tema.

Biografia do Autor

Tarcisio Augusto Alves da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Ciências Sociais

Possui graduação em Ciências Sociais (bacharelado) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2001), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia ambiental e sociologia rural, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, educação, desenvolvimento rural, juventude e educação ambiental.

Lara Brito Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco Bacharelado em Ciências Sociais

Estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Downloads

Publicado

2020-02-04