O trabalho de teleatendimento no Brasil: um estado da arte / Call-center work in Brazil: a state of the art

Autores

  • Marcia de Paula Leite Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp) – São Paulo – Brasil.
  • Liliane Bordignon de Souza Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp) – São Paulo – Brasil.

Resumo

O artigo apresenta uma análise do trabalho no setor de telemarketing no Brasil, realizada a partir da produção do conhecimento sobre o tema. O objetivo é fundamentar o debate sobre as características do setor, com especial destaque para a questão da sua organização internacional, bem como da relocalização das empresas no território nacional. A partir dessa configuração do setor, será analisado o tipo de trabalho nele desenvolvido, buscando evidenciar também as formas de organização e resistência dos trabalhadores e trabalhadoras inseridos(as) no teleatendimento.

Biografia do Autor

Marcia de Paula Leite, Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp) – São Paulo – Brasil.

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1983) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1990). Fez pós-doc no Institute of Development Studies (IDS/ University of Sussex) em 1995 e no Institute of Latin American and Iberian Institute (ILAIS/Columbia University) em 1998. Atualmente é professora plena do Programa de pós Graduação em Educação e do Programa de Doutorado em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas. Faz parte do conselho editorial das seguintes publicações: Revista latinoamericana de estudios del trabajo, Enterprise and Work Innovation Studies, Sociología del Trabajo, Revista Trabajo e Organizações e Trabalho. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Mercados de trabalho, reestruturação produtiva, relações sociais de gênero. Foi presidente da Associação Latinoamericana de Estudos do Trabalho (ALAST) no período de 2010 a 2013.

Liliane Bordignon de Souza, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp) – São Paulo – Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da FE - Unicamp (2015). Graduada em Pedagogia (2010) e Mestre em Educação (2013) pela Faculdade de Educação - Unicamp. Bacharel em Ciências Sociais (2015) pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Unicamp. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Diferenciação Sociocultural (GEPEDISC/FE/UNICAMP). Trabalha principalmente nos seguintes temas: trabalho e educação, ensino técnico de nível médio, formação e qualificação profissional.

Downloads

Publicado

2020-02-04