Diversidade sexual e de gênero no sistema prisional: discriminação, preconceito e violência / Sexual and gender diversity in the prison system: discrimination, prejudice and violence

Autores

  • Eder Aparecido de Carvalho Instituto Federal Catarinense (IFC)
  • Alexandre da Silva de Paula Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
  • Sergio Kodato Faculdade de Filosofia, ciências e Letras – Universidade de São Paulo (USP – Campus Ribeirão Preto)

Resumo

O artigo aborda a realidade do sistema prisional brasileiro, mais especificamente, a intensificação de violações e privações que atingem o público carcerário de homossexuais em unidades prisionais masculinas. Discute o quanto a privação de liberdade é penosa para esse grupo, uma vez que no âmbito carcerário a discriminação e o preconceito, associados ao gênero e a orientação sexual, são intensificados. O objetivo do artigo é ilustrar a urgência de levantamentos oficiais e avaliações científicas sobre o sofrimento institucional desses sujeitos e, consequentemente,  demonstrar a necessidade de tomada de medidas efetivas por parte dos órgãos de proteção e defesa de direitos.

Biografia do Autor

Eder Aparecido de Carvalho, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Professor do Instituto Federal Catarinense – Área: Sociologia (Câmpus Brusque-SC). É pesquisador no Grupo de Pesquisa “Ciências e Desenvolvimento Social” (IFC registrado no CNPQ). Também é Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Câmpus Araraquara) e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos.

Alexandre da Silva de Paula, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Psicólogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Câmpus Votuporanga. Também é docente do Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV). Doutor e Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP – Câmpus Ribeirão Preto).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-07-26