O lugar da Sociologia escolar nos periódicos de estratos superiores (A1, A2 e B1) da área de Sociologia (1996-2017) / The place of school Sociology in higher grade journals (1996-2017)

Autores

  • Cristiano das Neves Bodart Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
  • Caio dos Santos Tavares Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Resumo

O presente artigo busca observar a presença da temática “Sociologia escolar” em periódicos classificados como sendo de estratos superiores (A1, A2 e B1) na área de avaliação "Sociologia", bem como explorar o que e que vêm sendo publicado sobre essa temática. A metodologia consistiu no levantamento de todos os periódicos avaliados pelo CAPES como A1, A2 e B1 em Sociologia, seguido da busca, em seus respectivos sites, pela produção sobre "ensino de Sociologia" ou "Sociologia escolar". Encontrados os artigos, observamos alguns elementos constitutivos dos perfis dos autores. Dentre os resultados encontrados, destacamos que: i) a publicação de artigos sobre o ensino de Sociologia em periódicos de estratos superiores ainda é reduzida, sobretudo em periódicos classificados como A1; ii) predominam autores doutores em Sociologia, graduados em Ciências Sociais e do sexo feminino; iii) há uma participação expressiva de autores que não atuaram como docente do Ensino Básico e; iv) os temas mais recorrentes voltam-se para a formação docente e a história da institucionalização do ensino de Sociologia. 

Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo/USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Ufal e docente do Centro de Educação dessa mesma instituição de ensino. Editor chefe dos Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Cabecs) e da Revista Café com Sociologia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em ensino de Ciências Sociais - Xingó.

Caio dos Santos Tavares, Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em ensino de Ciências Sociais-Xingó.

Downloads

Publicado

2020-02-04