Sociologia da Infância no Brasil: quais crianças e infâncias têm sido retratadas? / Sociology of Childhood in Brazil: which children and childhoods have been portrayed?

Autores

  • Fabiana Luci de Oliveira Professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar

Resumo

O objetivo deste artigo é realizar uma meta-análise do campo de estudos da Sociologia da Infância no Brasil, orientada a responder a quatro questões: quais temáticas têm sido abordadas nesses estudos; quais metodologias e técnicas têm sido empregadas; quais crianças têm sido retratadas e se as pesquisas têm privilegiado a escola ou outros espaços da vida social das crianças. Procedeu-se a um levantamento de artigos publicados em duas plataformas de periódicos (Capes e Scielo), localizando 90 publicações indexadas pelos termos "Sociologia da Infância" e "Pesquisa com crianças". A análise de conteúdo desses artigos permitiu esboçar um quadro aproximado do que tem sido a Sociologia da Infância no Brasil, identificando quais crianças e infâncias têm sido retratadas e como esses estudos têm mobilizado o repertório teórico-metodológico da Sociologia da Infância.

Downloads

Publicado

2018-12-19