Gestão da Diversidade, Identidade e Racialização: Duas Gerações de Profissionais Negros(as) no Mundo Empresarial / Diversity Management, Identity and Racialization: Two Black Professional Generations at the Corporative World

Autores

Resumo

Ao nos depararmos com o texto de Pedro Jaime encontramos um trabalho polifônico, que adotou a estratégia etnográfica de coletar narrativas de diversos sujeitos, imersos no mundo empresarial, associada a um exercício intelectual e teórico que faz uma síntese de grandes questões que dominam o campo das relações raciais e das ciências sociais.

            O debate proposto por Jaime em “Executivos Negros” atualiza uma das questões mais clássicas do campo das relações raciais no Brasil que é: a inclusão e a integração do negro na sociedade brasileira. A novidade é que Jaime traz o debate por horizontes e vias ainda pouco exploradas, o campo empresarial e executivo.

            O livro é desdobramento da tese de doutorado de Jaime que foi realizada na USP sob a orientação do professor Kabenguele Munanga que também assina o prefácio do livro. Logo no prefácio Munanga aponta para o objeto da discussão do livro de Jaime, “trata-se da questão racial no mundo empresarial brasileiro a partir da experiência da cidade de São Paulo, “capital” econômica do país” (Jaime 2016: 11).

Downloads

Publicado

2020-02-04