Aprisionando mulheres em seus papéis de gênero: análise de uma prisão materno-infantil

Autores

  • Luana Hordones Chaves UFMG
  • Isabela Cristina Araujo UFMG

Resumo

A proposta deste artigo é analisar o aprisionamento feminino sob a perspectiva de gênero em uma prisão bastante específica: o Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade. Tendo em vista as desigualdades presentes nas relações entre homens e mulheres na nossa sociedade e o histórico das prisões femininas no país, o presente trabalho trata do encarceramento de mulheres grávidas e recém mães a partir dos relatos de funcionárias e presas da unidade. Para tanto, foram realizadas entrevistas com sete internas e cinco profissionais do Centro entre os meses de julho e novembro de 2017.

Biografia do Autor

Luana Hordones Chaves, UFMG

Residente pós-doutoral em Sociologia - com bolsa CAPES -  pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e doutora em Sociologia pela mesma instituição. Possui mestrado em Ciências Sociais, e graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Campus Marília). Com formação interdisciplinar e pesquisas sobre Direitos Humanos e a atuação das Nações Unidas, durante a formação acadêmica trabalhou sobretudo com os temas: Mundo Muçulmano e Sistemas de Justiça. Atualmente é pesquisadora no Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP/UFMG) com estudos voltados para a realidade de mulheres no sistema de justiça brasileiro, especificamente no sistema prisional

Isabela Cristina Araujo, UFMG

Mestranda em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Bacharela em Ciências Sociais pela mesma instituição. Participou de projetos de pesquisa na área de saúde pública com ênfase em avaliação de políticas públicas em saúde quando membro do Observatório de Recursos Humanos em Saúde, tendo atuado em projetos dedicados a avaliação da atenção primária brasileira, avaliação de hospitais de pequeno e porte e avaliação de saúde no sistema prisional. Atualmente, pesquisadora do Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública na UFMG, participa de pesquisas voltadas para a realidade da mulher em situação carcerária. Tem interesse em Sociologia Prisional e Sociologia do Crime.

Downloads

Publicado

2021-12-14