O papel dos Estados Unidos na crise brasileira contemporânea: Jessé Souza e o conceito de imperialismo informal / The role of the United States in the contemporary Brazilian crisis: Jessé Souza and the concept of informal imperialism

Autores

Resumo

Esta resenha analisa o livro A guerra contra o Brasil: como os Estados Unidos se uniram a uma organização criminosa para destruir o sonho brasileiro, do sociólogo Jessé Souza, cujo objetivo é construir uma explicação sistemática sobre a gênese e a organização contemporânea do imperialismo informal americano. A partir da exposição dos elementos principais do trabalho, argumento que a proposição teórica do sociólogo não possui condições de apresentar um entendimento satisfatório do surgimento do imperialismo, de sua configuração contemporânea, de suas ações em países como o Brasil sem  levar a cabo uma interlocução com a ampla literatura, o acervo e o aparato teórico-conceitual sobre o marxismo, a Economia Política do Desenvolvimento e a Economia Política Internacional.

 Palavras-chave: Imperialismo informal, Jessé Souza, dominação simbólica, Estados Unidos, Brasil.

 

Biografia do Autor

Marcos Abraão Fernandes Ribeiro, Instituto Federal Fluminense (IFF) campus Campos Centro

Jornalista, sociólogo, Mestre e Doutor em Sociologia Política pela Uenf, desenvolve pesquisas sobre pensamento social brasileiro, com ênfase no pensamento de Florestan Feranandes e Fernando Henrique Cardoso. Tem artigos publicados em revistas acadêmicas indexadas pelo Qualis Capes, bem como diversos trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais. Foi professor substituto da Uenf e da UFF. Hoje atua como professor de Sociologia efetivo do IFFluminense, campus Campos Centro.

Downloads

Publicado

2021-04-11