O significado de bem-estar para a Comunidade de Terreiro do Ylê de Oxalá

The Meaning of Well-Being for the Community of Terreiro do Ylê de Oxalá

Autores

  • Everson Jaques Vargas Universidade do Vale do Rio dos Sinos Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida https://orcid.org/0000-0001-7117-8445
  • Luiz Felipe Barboza Lacerda Universidade Católica de Pernambuco. Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida.
  • Adrangela Cabral da Silva Conselho Municipal de Povos Tradicionais de Matriz Africana de São Leopoldo.
  • Sueli Angelita Silva
  • Adevanir Aparecida Pinheiro
  • Inácio José Spohr

Resumo

O artigo analisa como se produz bem-estar através da experiência de aplicação dos Indicadores de Bem-estar para Povos Tradicionais (IBPT) no Centro de Umbanda Ylê de Oxalá. Os IBPT são uma metodologia socioambiental que se contrapõe aos macroindicadores, buscando avaliar de maneira profunda a qualidade de vida de povos específicos. O estudo nos guia por um breve relato da história da Umbanda e das religiões de matrizes africanas no Brasil, Rio Grande do Sul e São Leopoldo, desvelando seus desafios e suas conquistas a partir do levantamento dos elementos basilares do que significa bem-estar em uma comunidade de Terreiro.

Biografia do Autor

Everson Jaques Vargas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida

Técnico e Pesquisador do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA).Graduando de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Luiz Felipe Barboza Lacerda, Universidade Católica de Pernambuco. Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida.

Professor Universitário na Universidade Católica de Pernambuco e Secretário Executivo do OLMA.

Adrangela Cabral da Silva, Conselho Municipal de Povos Tradicionais de Matriz Africana de São Leopoldo.

Bacharel em Direito pela Universidade FEEVALE e Sacerdotisa dp Centro religioso Ylê de Oxalá.Conselheira do Conselho Municipal de Povos Tradicionais de Matriz Africana de São Leopoldo.

Downloads

Publicado

2022-04-26