Os “estranhos” e “nós”: movimentos migratórios sob as lentes de Zygmunt Bauman

Autores

Resumo

O tema deste trabalho são os migrantes internacionais, e seu objetivo é refletir sobre as tentativas de significação dos movimentos migratórios, tendo como mote o escopo teórico e filosófico tecido por Zygmunt Bauman, apoiado em aspectos por ele pontuados: sociedade, globalização e a conexão entre mobilidade e localidade. Para possibilitar tal análise, faz-se necessário tecer considerações sobre os movimentos migratórios e as tentativas de definição do termo migração, partindo-se de construções acadêmicas e das agências internacionais para um comparativo aos escritos deixados pelo autor.

Biografia do Autor

Elisiane Dondé Dal Molin, Universidade do Vale do Itajaí

Técnica em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (ATECOR - FCC, 2012), Mestre em Turismo e Hotelaria (stricto sensu) (2008), Especialista em Relações Internacionais Contemporâneas (2018) e Bacharel em Gestão do Lazer e Eventos (2005) pela Universidade do Vale do Itajaí (2005). Atualmente, é professora do Curso de Relações Internacionais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), campi Balneário Camboriú e Itajaí - Santa Catarina - Brasil.

Angelo Ricardo Christoffoli, Universidade do Vale do Itajaí

Possui Graduação em História (1991), Mestrado em Turismo e Hotelaria (2000), e Doutorado em Administração e Turismo (2012) pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Pesquisador no Grupo de Pesquisa " Planejamento e Gestão dos Espaços para o Turismo" do Mestrado em Turismo e Hotelaria (UNIVALI). Desenvolve pesquisas nos temas: Antropologia Jurídica, Afrodescendentes Quilombolas, Migrantes Forçados (Haitianos). Professor de Graduação em Direito, disciplinas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia Jurídica. Professor no Mestrado Profissional Internacional Conjunto Direito das Migrações (em parceria da UNIVALI com a UNIPG - Perugia, Itália). Atualmente desenvolve Estágio Pós-Doutoral na UALG (Faro, Portugal) sobre a inserção de migrantes nas empresas turísticas no município de Loulé.

Yasmin Lenz Piccoli Castelli, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Downloads

Publicado

2021-10-06