Dimensões da branquitude na política de oferta de vagas do Instituto Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de Mato Grosso

Autores

Resumo

O racismo institucional assegura a manutenção do privilégio da branquitude. Baseado em pesquisa bibliográfica e documental, este artigo propõe-se a investigar se e como o modelo de reserva de vagas adotado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT, no período de 2008-2018, legitima o privilégio racial branco ou se, ao contrário, contribui para o seu desmantelamento, conforme objetivos originais das políticas de ações afirmativas. Observou-se que o uso de critério socioeconômico e não racial (2009-2012) e categorias de classificação local nos editais e formulários de inscrições (2012-2018) privilegiou, ostensivamente, o grupo branco e serviu ao enfraquecimento das ações afirmativas.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Almeida Arruda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

IFMT - Campus Avançado Diamantino. Departamento de Ensino. Professora da área de Pedagogia e Sociologia da educação no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Downloads

Publicado

2022-07-07