Desigualdades educacionais e desempenho em escolas públicas brasileiras na disciplina de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/contemp.v15.1300

Resumo

Qual o efeito da desigualdade socioeconômica no aprendizado escolar? Neste artigo, estimamos o efeito do Indicador de Nível Socioeconômico (INSE) sobre a nota média em matemática dos anos iniciais das escolas que participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Testaremos a hipótese de que escolas com níveis mais altos de INSE apresentarão valores maiores de aproveitamento no SAEB quando comparado a outras escolas em condições semelhantes. Metodologicamente, utilizamos um modelo de regressão linear de dois níveis para avaliarmos nossa hipótese, mantendo- se constantes outras características das escolas, para todas as instituições com dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) nas edições de 2019 e 2021.

Biografia do Autor

Willber Nascimento, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em Ciência Política

Programa de Pós-graduação em Sociologia, Universidade Federal de Alagoas - Maceió - Brasil – nascimentowillber@gmail.com – ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2257-8108; Lattes: http://lattes.cnpq.br/6856013993591304.

Elder Patrick Maia Alves, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em Sociologia

Programa de Pós-graduação em Sociologia, Universidade Federal de Alagoas - Maceió - Brasil – elder.alves@edufal.ufal.br - ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4896-1962; Lattes: http://lattes.cnpq.br/5261860957894954.

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Publicado

2025-07-11