A nova configuração da relação homem-máquina no mundo do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.14244/contemp.v15.1323Resumo
Robótica e inteligência artificial preditiva e generativa estão transformando a configuração da coexistência entre homem e máquina em todas as dimensões da vida social, sobretudo no ambiente de trabalho. A capacidade cognitiva dada às máquinas aliada a seus atributos físicos e mecânicos permitem a substituição do trabalhador humano em muitas funções de muitos setores. Como tornar equilibrada a coexistência homem e máquina no ambiente de trabalho é uma das relevantes questões que se desenham no cenário contemporâneo. A pesquisa, empreendida por meio de natureza qualitativa e exploratória, percorreu autores multidisciplinares e evidenciou casos já ocorridos nas áreas da indústria, agricultura e na sociedade em geral. O letramento tecnológico se mostrou uma iniciativa urgente, que deve ser voltada a todos os tipos de trabalhadores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.


















