De um Termo Jornalístico a uma Categoria Sociológica
Como nasceu o termo milícia e o caso da chamada Liga da Justiça
DOI:
https://doi.org/10.14244/contemp.v15.1331Resumo
O objetivo deste trabalho é demonstrar o esforço sociológico acerca do surgimento do termo milícia na imprensa e apontar o exagero do uso como categoria definidora de grupos armados no Rio de Janeiro. Como há diferentes grupos milicianos e grupos armados, focaremos na chamada Liga da Justiça para melhor debater a temática. Para realizar este trabalho foram mobilizados levantamento de jornais de grande circulação regional, entrevistas com moradores antigos e novos dos bairros onde há a presença marcante e histórica do grupo armado miliciano. Qual a origem do termo e como ocorre sua evolução no tempo e espaço? Como a chamada Liga da Justiça iniciou sua formação?
Downloads
Publicado
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.