Acolhimento de migrantes internacionais
Hospitalidade e a dinâmica de inclusão e exclusão de bolivianos em São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.14244/contemp.v15.1357Resumo
A população boliviana residente em São Paulo já representa o maior grupo não-nacional que vive legalmente na cidade. Apesar de ocupar o mesmo território que os paulistanos, essa comunidade ainda é alvo de simplificações e estereótipos que ressaltam a sua diferenciação da comunidade local. Frente a esse fenômeno, esta pesquisa objetiva compreender como se desenvolve a dinâmica do acolhimento desse grupo na cidade em questão, assumindo como perspectiva de análise a hospitalidade, entendida aqui como instituição política que gerencia a diferença latente no recém-chegado, assumindo a função de demarcar o limite do grupo enquanto possibilita a transposição para dentro do grupo anfitrião.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.