Identidade, interculturalidade e igualdade de diferenças
Um olhar a partir das migrações em Angola
DOI:
https://doi.org/10.14244/contemp.v15.1363Resumo
A partir da identidade, interculturalidade e igualdade de diferenças, o artigo busca dialogar de forma interseccional com tais conceitos na compreensão das vivências de migrantes africanos em Angola. Metodologicamente a abordagem é comunicativa, ou seja, tem como base o diálogo entre participantes e pesquisadores na construção da pesquisa. Por meio de dez relatos comunicativos, destacam-se elementos que se apresentam como obstáculos e elementos transformadores na aprendizagem da língua, na inserção educativa e social e na dualidade entre o estar e pertencer e o não pertencer. Como resultado, identifi camos que a interculturalidade, em diálogo com a igualdade de diferenças, contribui para estudos dialógicos sobre as migrações, o que possibilita a compreensão da diversidade e da cultura como plurais e parte da riqueza dos países.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.