Identidade, interculturalidade e igualdade de diferenças

Um olhar a partir das migrações em Angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/contemp.v15.1363

Resumo

A partir da identidade, interculturalidade e igualdade de diferenças, o artigo busca dialogar de forma interseccional com tais conceitos na compreensão das vivências de migrantes africanos em Angola. Metodologicamente a abordagem é comunicativa, ou seja, tem como base o diálogo entre participantes e pesquisadores na construção da pesquisa. Por meio de dez relatos comunicativos, destacam-se elementos que se apresentam como obstáculos e elementos transformadores na aprendizagem da língua, na inserção educativa e social e na dualidade entre o estar e pertencer e o não pertencer. Como resultado, identifi camos que a interculturalidade, em diálogo com a igualdade de diferenças, contribui para estudos dialógicos sobre as migrações, o que possibilita a compreensão da diversidade e da cultura como plurais e parte da riqueza dos países.

Biografia do Autor

Marciele Nazaré Coelho, Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais

Pesquisadora do Centro de Estudos Africanos (CEACIS) do Instituto de Ciências Sociais e Relações Internacionais (CIS) - Luanda - Angola; Pesquisadora do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - São Carlos - Brasil

Francisca de Lima Constantino, Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Coordenadora Pedagógica - Rede Municipal de Ribeirão Preto; Pesquisadora do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Downloads

Publicado

2025-07-08

Edição

Seção

Dossiê 2: Interculturalismos e Migrações (Orgs. Marcelo Alario Ennes e Oswaldo Truzzi)

Categorias