Os Desafios da Monetização do Gás Natural no Brasil
Uma agenda para a Política de Transição Energética
DOI:
https://doi.org/10.14244/contemp.v15.1377Resumo
A indústria de gás natural (GN) no Brasil caracteriza-se pela histórica subordinação, pelo lado da produção, às políticas do setor de petróleo e, pelo lado da demanda, às políticas do setor elétrico. Nesse contexto, o melhor aproveitamento das reservas de GN brasileiras exige a conjugação de políticas públicas na direção de alternativas de monetização diferentes da queima do GN na geração de eletricidade. Assim, o objetivo deste artigo é analisar as possibilidades de utilização do gás natural no país, visando o melhor aproveitamento das reservas brasileiras. A partir da análise da teoria de policy mix, conclui-se que, no Brasil, o setor industrial deveria ser priorizado pela política energética como vetor de demanda para o melhor aproveitamento das reservas de GN, em especial no atual contexto de descarbonização da economia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.