Realmente falta escolaridade? Estudo sobre as chances de ter um emprego formal (celetista ou estatutário) ou informal entre pessoas com e sem deficiência, por gênero

Autores

  • Luciana Alves Drumond Almeida – Centro de Pesquisas Quantitativas em Ciências Sociais (CPEQS) / Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Elaine Meire Vilela Departamento de Sociologia - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

Esse artigo busca analisar os efeitos da escolaridade sobre as chances de inserção no mercado formal brasileiro, vínculos celetista ou estatutário, em relação a estar no mercado informal, comparando as populações de pessoas com e sem deficiência, mulheres e homens. Por meio dos dados do Censo 2010 e análises a partir de modelos logísticos binários verificamos que pessoas com deficiência têm menores chances de estarem empregadas formalmente, em especial, mulheres de terem vínculos celetistas e homens estatutários; essas chances não são elevadas com o aumento da escolaridade em nenhum dos setores, público ou privado.

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Publicado

2021-12-14