Integração de migrantes de língua russa na sociedade brasileira por meio de mecanismos de interação intercultural
DOI:
https://doi.org/10.14244/contemp.v15.1405Abstract
Os migrantes de língua russa não são o maior grupo no Brasil, mas ocupam um lugar de destaque na sociedade anfitriã. Houve várias ondas de imigração de língua russa para o Brasil na história do Brasil e, em 2022-2023, após o início do conflito russo-ucraniano, o número de imigrantes dos países da antiga União Soviética de diferentes grupos étnicos, mas que falam russo, aumentou. A adaptação e integração de imigrantes de língua russa na sociedade multicultural brasileira é geralmente bem-sucedida, mas tem especificidades dependendo do tempo de imigração, composição sociodemográfica e regiões de residência. A integração de imigrantes de língua russa enfrenta algumas dificuldades e barreiras no Brasil.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.