As mulheres na política institucional em Mato Grosso do Sul: análises da participação feminina nos pleitos eleitorais

Autores

  • Alzira Salete Menegat Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD
  • Jaqueline Teodoro Comim

Resumo

O presente artigo analisa a participação das mulheres na política institucional, nos pleitos eleitorais de Mato Grosso do Sul (MS), a partir de 1982, quando aconteceram as primeiras eleições diretas, chegando até o pleito de 2018. O objetivo foi identificar a participação feminina com base nos dados do TRE/MS, verificando o número de mulheres candidatas, quantas eleitas nos diferentes pleitos, cargos ocupados e, também, as regiões do Estado onde elas atuam. Busca-se compreender o número de eleitas para os cargos de prefeitas, vereadoras, deputadas estaduais e federais, senadoras e governadoras. Os resultados da pesquisa mostram baixo número de mulheres na política institucional, com sub-representação feminina, mantida nos 40 anos da criação de Mato Grosso do Sul, evidenciando desigualdades e domínio masculino nesse campo.

Biografia do Autor

Alzira Salete Menegat, Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD

Doutora em Sociologia, professora nos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Endereço eletrônico: alziramenegat@ufgd.edu.br

Jaqueline Teodoro Comim

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Downloads

Publicado

2022-07-07