Subjetividade autogestionada e mundo do trabalho
Uma análise de trajetórias laborais baseadas no auto-emprego
DOI:
https://doi.org/10.14244/contemp.v15.1447Resumen
As transformações contemporâneas no mundo do trabalho deram origem ao surgimento de amplos setores inseridos fora da relação salarial e da proteção social hegemônica vigente em meados do século XX. A partir de uma pesquisa com entrevistas biográficas realizadas na Grande La Plata, Argentina (2003–2019), propomos uma análise comparativa das trajetórias laborais de trabalhadores/ as autônomos/as das classes média e trabalhadora. Retomando a ideia de “novo espírito do capitalismo”, analisamos como se expressam a precariedade e diferentes formas de “gestão de si”. Entre os resultados, destaca-se o surgimento de mecanismos de disciplinamento laboral autogerido, que consolidam a marca neoliberal no mercado de trabalho.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.


















