O conflito entre unidade presidencial e multiplicidade parlamentar na democracia weberiana
DOI:
https://doi.org/10.14244/contemp.v15.1311Resumo
O objetivo deste trabalho é discutir o conflito entre duas instituições fundamentais para a democracia moderna, segundo o pensador alemão Max Weber (1864-1920): o presidente plebiscitário – representante da unidade nacional – e o parlamento representativo – representante da multiplicidade de interesses do corpo político. Isoladas, a unidade corre o risco de sufocar as dissidências, e a multiplicidade, de fragmentar o todo em partes independentes. Portanto, uma proposta possível, embasada nos escritos weberianos, é um regime de governo constitucional, cujo princípio se baseia em um sistema de checks and balances.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.


















