“Moda, eu faço a minha”: a circulação de símbolos globais de moda entre grupos de baixa renda / Fashion and style as speeches: appropriation of symbols globalizing fashion for low-income groups

Autores

  • Beatriz Sumaya Malavasi Haddad Universidade Estadual Paulista: Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (UNESP)
  • Ana Lucia de Castro Universidade Estadual Paulista: Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (UNESP)

Resumo

Este artigo tem como objetivo contribuir para a discussão da dimensão simbólica do consumo, enfatizando especificamente o consumo de referências de moda por grupos de baixa renda, a partir de trabalho de campo – envolvendo entrevistas individuais, registro de observações e realização de grupos focais - realizado entre moradores de um bairro na periferia de Santo André- SP. Dentre os aspectos relativos aos discursos sobre consumo, enfocamos as formas de apropriações de peças originais ou de réplicas e a oposição entre moda e estilo como categorias acionadas nos discursos dos entrevistados ao se referirem às suas motivações como consumidores. Busca-se analisar como a noção de estilo - associada à ideia de escolha e acionada pelos entrevistados para se oporem à de moda – é constitutiva de um ideário que preconiza o cálculo e as escolhas individuais como características das sociedades atuais.

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Publicado

2019-07-26