Lideranças políticas: representações de atentados e assassinatos no cinema norte-americano / Political Leadership: Representations of Attacks and Murders in American Cinema

Autores

  • Vera Lucia Chaia Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

O presente artigo foca na construção e na disseminação da imagem do poder, por meio dos personagens que representam as figuras dos presidentes nos Estados Unidos da América. A análise se dá por meio de filmes que apresentam atentados e assassinatos dos presidentes norte-americanos. Na nossa avaliação, existe uma relação ambígua de amor e ódio presente nos filmes produzidos nos EUA sobre essa temática. A produção cinematográfica americana privilegia filmes de ação, prevalecendo o espetáculo e não a reflexão. O heroísmo do presidente, os embates entre os bons políticos e o “bandido”, o mocinho e o “terrorista” é ressaltado nos filmes, prevalecendo uma visão maniqueísta da política.

Biografia do Autor

Vera Lucia Chaia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vera Chaia - Professora do Departamento de Política, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, pesquisadora do Neamp (Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pesquisadora do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa do Ministério de Ciência e Tecnologia) e pesquisadora da FAPESP. Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, com a tese “A Liderança Política de Jânio Quadros - 1947 a 1990”. Título de Livre Docência obtido na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com a tese “Imprensa e Câmara Municipal de São Paulo – 1989-1996”.

Downloads

Publicado

2020-09-16