Empreendedorismo e reconfigurações do mundo do trabalho na Argentina

Entrevista com a socióloga argentina Mariana Busso

Autores

  • Mayco Lima da Silva UFSM/Doutorando
  • Laura Senna Ferreira Universidade Federal de Santa Maria/Professora no Departamento de Ciências Sociais e Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFSM

DOI:

https://doi.org/10.14244/contemp.v15.1368

Resumo

A reestruturação capitalista a partir da década de 1970 deu origem a um “novo” mundo do trabalho, marcado pela flexibilização e precariedade laboral. Nesse contexto, vimos emergir o fenômeno do empreendedorismo-precário. A presente entrevista, realizada com a socióloga do trabalho Dra. Mariana Busso, buscou debater as recentes transformações que reconfiguraram o mundo do trabalho na Argentina, abordando temas como a atuação do Estado frente a essas transformações, a emergência do fenômeno do empreendedorismo no país, as mudanças na legislação do trabalho, a atuação de sindicatos e movimentos sociais e a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Mariana Busso é pesquisadora do Consejo Nacional de Investigaciones Científi cas y Tecnológicas, professora da Universidad Nacional de La Plata e diretora do Laboratorio de Estudios en Sociología y Economía del Trabajo.

Biografia do Autor

Mayco Lima da Silva, UFSM/Doutorando

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre em Ciências Sociais (UFSM) e licenciado em Ciências Sociais pela mesma instituição. É integrante do Núcleo de Estudos do Trabalho (NUEST). Pesquisador da área da Sociologia do Trabalho, dedica-se, principalmente, aos seguintes temas: flexibilidade e precariedade do trabalho, gênero e trabalho, empreendedorismo e ideologias do trabalho, Estado e mundo do trabalho.

Laura Senna Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria/Professora no Departamento de Ciências Sociais e Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFSM

Doutora em Sociologia pelo PPGSA/UFRJ. Professora no Departamento de Ciências Sociais e no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFSM. Pesquisadora do NUEST (Núcleo de Estudos do Trabalho). Tem experiência na área de Sociologia do Trabalho.

Downloads

Publicado

2025-12-23