Desafios para se pensar a presença de imigrantes nas sociedades receptoras
Assimilacionismo, multiculturalismo e interculturalismo
DOI:
https://doi.org/10.14244/contemp.v15.1387Resumo
No presente artigo, buscamos analisar como a presença de imigrantes em sociedades receptoras vem sendo compreendida por diferentes concepções de assimilacionismo, multiculturalismo e interculturalismo. O trabalho foi motivado pelo interesse sobre como essas concepções, amplamente utilizadas em estudos sobre imigração, vem se sucedendo nos últimos 100 anos. O estudo foi realizado com base em uma ampla revisão bibliográfica que contemplou importantes autoras/es brasileiras/os e estrangeiras/os. Verificamos que as diferenças entre assimilacionismo, multiculturalismo e interculturalismo decorrem de aspectos mais gerais e estruturais, como a emergência da globalização e, também, das regiões e países em que são pensados e operacionalizados. Além disso, ainda que possuam distinções significativas, nenhuma dessas ideias são definitivas e unívocas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.